Presidente Prudente

PT de Prudente entrega mantimentos para ocupação dos estudantes da moradia da Unesp

Na última quinta-feira (7), membros do Diretório do PT de Prudente entregaram mantimentos arrecadados em apoio ao movimento de ocupação da Moradia da Unesp.

ícone relógio07/04/2022 às 18:43:23- atualizado em  
PT de Prudente entrega mantimentos para ocupação dos estudantes da moradia da Unesp

Na tarde da quinta-feira (7), membros do Diretório do PT de Presidente Prudente estiveram na Moradia Estudantil da Unesp para entregar mantimentos arrecadados em apoio ao movimento de ocupação do espaço. Tal movimento se originou da necessidade de fazer com que as reivindicações dos estudantes fossem ouvidas e atendidas pela antiga direção da universidade. 


Na lista de reivindicações dos calouros e veteranos que precisam do programa de permanência na universidade, consta a situação do Restaurante Universitário, que apesar do início das aulas na última segunda-feira (4), só deve começar a servir as refeições a partir de 18 de abril. Além disso, o movimento também expressa a preocupação em garantir que todas e todos que precisem possam residir no espaço. Em um post no perfil do Instagram da Moradia, o @moradiaprudente, a organização conta que irá “não só permitir o retorno, mas abrir a moradia para que todos estes e mais aqueles que acreditam na importância da permanência em uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para todos e todas venham se somar nesta luta”.


O estudante Saulo, que participa da ocupação, acredita que este tipo de apoio é importante porque os alimentos arrecadados “se transformam em um instrumento de permanência dos estudantes mais vulneráveis na universidade”. “Nós ficamos felizes e agradecidos pelo apoio prestado pelo partido, não é segredo para ninguém que o PT prudentino tem nos seus quadros ex-unespianos, que se formaram aqui e ainda hoje se voltam para lutar e apoiar a construção dessa universidade popular”, acrescenta.


Para o Secretário de Movimentos Populares do diretório do PT de Prudente, Edson Marcelo - que participou da arrecadação dos alimentos e da entrega -, é muito importante ato de ser solidário com aquilo que é básico, que é a alimentação. “Para mim foi muito importante estar lá. Fui muito bem recebido, me senti em casa”, comenta. Edson, que também é estudante, se identifica com a luta dos membros do movimento de ocupação e destaca a riqueza de “olhar o próximo, caminhar com ele e contribuir com o que você consegue e pode”. Como recado, o militante destaca um trecho de um poema de Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa) que dá conselhos sobre as atitudes humanas: “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”.


Já Luciana Telles, que ocupa o cargo de Secretária de Organização do diretório municipal do PT, enfatiza que a moradia é um importante meio de permanência das alunas e alunos na universidade pública. “Temos que defender o acesso porque é uma luta da sociedade pelo acesso ao ensino superior público e de qualidade”, ressalta. A militante lembra que foi universitária da Unesp de Prudente e, nesta ocasião, foi presidenta do Diretório Acadêmico da universidade. “Lembro-me de que existia uma bica onde a população costumava abastecer seus recipientes com água. Utilizávamos este local para divulgar os eventos que organizávamos para arrecadar fundos para o diretório e custear algumas necessidades das alunas e alunos da moradia”, comenta.

Para mais informações e novidades sobre a ocupação, acesse:
https://www.instagram.com/moradiaprudente/


SE QUISER COLABORAR:
PIX: comissaodemoradiapp@gmail.com
Doações: Dr. João Gonçalves Foz, 1800 - Jd Marupiara